17 de julho de 2015

Conto de casamento




Nesta noite sonhei com um casamento de dia...

          Eu era a fotografa, e a cerimonia era no quintal de uma casa... para poucos convidados! A noiva era simples e o noivo eu não o vi... A decoração e todo o resto também eram simples mas muito bonito. Quando cheguei no local, ainda estava aquela confusão que parecia almoço na cada de vo, muita arrumação e agitação dos convidados. A cerimonia iniciou-se, quando eu estava distraída dentro da casa! Eu não peguei a entrada da noiva, e quando cheguei na parte de fora onde tudo estava acontecendo... o noivo e a noiva já estavam virados um para o outro, e eu muito nervosa e surpresa de tudo estar acontecendo e eu não ter conseguido registrar minutos antes, fiquei ainda mais atrapalhada e consegui apenas poucas fotos até que a cerimonia se encerrou num piscar de olhos, dois minutos mais ou menos. A saída da noiva e do noivo foi bem rápido também! Por sorte encontrei minha amiga que também é fotografa, e perguntei: " E ai, voce estava aqui fotografando? Conseguiu pegar tudo, a entrada da noiva"? Minha amiga que estava calma e tranquila, porém com a boca cheia, disse:"sim!"
Eu não acreditei muito, mas era a melhor coisa que eu tinha para acreditar naquele momento.
Para a minha surpresa... enquanto eu conversava com minha amiga, a noiva dentro de casa com as madrinhas, segurando um buque, e vestidas de longo nas cores rosa,verde e laranja... Se aprontavam em fila para alguma brincadeira do lado de fora. Na hora de pegar a camera, cade ela?

     Não encontrava, procurei em cima dos moveis da casa, na mesa de fora, e perguntei aos convidados, pensei até que um deles podia estar usando, continuei a procurar, porém não consegui encontra-la.
Fui lá fora, e a brincadeira ja tinha começado, era algo parecido com aquelas fitas que são cortadas para ver quem fica com o buque. Avistei um convidado, com o flash embutido da camera ativado, e uma 50mm 1.8. Puts, não acredito que esta usando este flash, pensei. Mas a questão era, será minha camera? Logo me veio a resposta, não... ele não teria tirado o flash externo que coloquei nela, por precaução. E assim, foi um casamento, de meia dúzia de imagens feitas por mim, meu pensamento durante todo o sonho era, "tomara que eu esteja sonhando" ou pelo menos... "tomara que a minha amiga tivesse registrado tudo", e um ultimo pensamento de total desespero e angustia..."como não fotografei esse lindo casamento?!". 

        Enfim, não satisfeita comigo mesma, e minha dispersão, falta de atenção com aquele momento tão único, cheguei para a noiva, e disse... "não consegui muitas imagens, e voce como noiva quer se ver e ter tudo registrado, afinal é seu casamento?!" Sabe o que ela me disse... "O que eu senti naquele momento basta, o laço que foi feito e os sentimentos de alegria superam tudo que já vivi. (A noiva que não era tão bonita mais era uma mulher pratica e ao mesmo tempo autentica, e cheia de sentimentos...) E eu emocionada com as palavras dela, disse: E as fotos? Ela olhou bem pra mim e segurando em minhas mãos disse: "O que vale é a essência."

     Este sonho me deixou muito angustiada durante a maior parte, mas no fim eu recebi esta mensagem tão bonita. Afinal, quem é fotografo sabe da pressão em registrar tudo, principalmente em um casamento, e da cobrança que fazemos a nos mesmos. Mas, mais do que isso... é conseguir extrair daquele momento imagens que traduzam os sentimentos envolvidos.

        Para as noivas e noivos eu diria: curtam o momento e absorvam cada palavra dita na cerimonia, na festa se entreguem e não se preocupem com o que vai sair nas imagens, apenas se divirtam depois de tanto trabalho que tiveram para chegar naquele dia.

    Para os fotógrafos, assim como eu, diria: a preparação é muito importante, pois somos encarregados de registrar pessoas e momentos especiais e únicos. Ter sempre um segundo fotografo pelo menos, para te salvar de algum problema técnico ou mesmo distração, pois somos seres humanos e cometemos falhas, deslizes.

     Sejamos mais compreensivos e tenhamos menos ansiedade em tudo estar perfeito. 
Viver bem e feliz é o mais importante.

Este conto não é veridico, é um sonho. Stephany Andress

Nenhum comentário:

Postar um comentário